quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sócio Torcedor

Estive analisando os programas de sócio-torcedor dos principais clubes do Brasil nos últimos dias.

Apesar do tema estar na moda e ter caído nas graças dos clubes, a receita que os clubes geram com esses programas ainda é irrisória quando falamos do real x possível.

A maioria dos clubes não oferece benefícios reais ao seu torcedor, e apenas facilitam a compra de ingressos, que deveria ser nada menos do que suas obrigações.

Por preguiça, jogam a administração desses planos na mão de terceiros especializados em gestão de banco de dados, que nunca ouviram falar de futebol. Muitas vezes nem ingresso são capazes de vender sem problemas, como é o caso do São Paulo Futebol Clube (que mantém uma equipe interna) e como será o Corinthians na Libertadores da América.

Pior que isso é ver clubes como Flamengo, Palmeiras e Santos ainda não atuando com essa modalidade.

Um programa de sócio torcedor deveria, além de oferecer participação aos sócios nos assuntos ligados ao futebol, gerar uma economia paralela onde clientes e empresas participantes entregassem benefícios reais uns aos outros, fortalecendo a sociedade clubística. Ai sim os clubes deveriam travar uma batalha não apenas por títulos, mas por torcedores.

Oferecer ao torcedor chaveiros, camisetas de baixa qualidade e mouse pads, é cuspir na cara de quem ama os clubes e apostar que realmente no Brasil se consome a paixão. Mas a pergunta é: Até quando?

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